sábado, 24 de fevereiro de 2018

Eu aprendendo coisas por Aícom : - AS CRIANÇAS SÃO FANTÁSTICAS E SEM PRECONCEITOS SOMOS NÓS OS ADULTOS OS RESPONSÁVEIS PELAS "DISTORÇÕES" DE NOSSAS CRIANÇAS.


Muitas vezes quando preciso pensar na vida ou absorver algum impacto recebido eu caminho um pouco e paro em qualquer pracinha que haja crianças e adultos. 
Me sento e me ponho a observar descompromissada-mente. Numa dessas vezes uma menina chegou com uma senhora adulta que de prontidão cuidava da pequena já se esbaldando nos brinquedos.
Pude ouvir a menina recém chegada se apresentar para uma outra menina maior
- Olá sou Joana. Qual seu nome?
- Meu nome é Iva.
-Quer um biscoito? a primeira ofereceu, a segunda estendeu a mão e pegou sem hesitar; a primeira tinha intenção de continuar a conversa, mas alguém chamou:
- Iva, vem almoçar.
Iva deu até logo pra recém amiga e foi.
A Joana ficou olhando a amiga ir almoçar e até fez menção de ir junto, mas não foi.
Eu observando segui com o olhar a Iva. Sua família estava a poucos metros em um dos bancos da praça aonde cinco pessoas dividiam duas quentinhas ou marmitex. 
Iva queria era seguir a conversa com a nova amiga e voltou para o espaço de brinquedos, agora na gangorra as duas conversavam.
 -Eu não moro aqui, estou de visita na casa da minha madrinha, aquela ali olhando a gente. E você mora onde Iva?
Iva virou o pescoço em direção a família e disse:
-Nos viajamos sempre.
Joana então já a tinha como melhor amiga.
Eu e a acompanhante de Joana direcionamos nosso olhar para a família que ainda almoçando tomava descontraidamente aguardente; naquela garrafinha de plastico (pithulinha).
Imediatamente a acompanhante de Joana muito sutilmente a chamou para ir em casa rapidamente e já voltariam. Ele foi a contra gosto mas antes disse a amiga:
-Já volto viu amiga?
Iva já  se dirigindo para a família almoçando gritou:
-Se você voltar e eu não estiver aqui, é por que estaremos na praia onde estaremos descansando.
-Ta bom amiga, gostei muito de te conhecer. respondeu Iva que nem entendeu o que de fato acontecia, todavia Eu expectadora e a Madrinha da Joana sem trocarmos uma só palavra entendemos que:
Aquela era uma das tantas famílias sem teto. 
O almoço e a bebida no banco da praça, eram fruto da manhã esmolando nas ruas e o descanso se daria na praia que é um lugar "democrático" assim por dizer.
Lições desse tempo de observação:
1-AS CRIANÇAS SÃO FANTÁSTICAS E SEM PRECON-CEITOS, POIS POR POUCO A JOANA NÃO FEZ PARTE DE UMA FAMÍLIA COMO TANTAS OUTRAS E CERTA-MENTE, ELA SERIA ACEITA. TALVEZ A IVA NÃO TIVESSE A MESMA ACEITAÇÃO SE A SITUAÇÃO FOSSE INVERTIDA.
2- SOMOS NÓS OS ADULTOS OS RESPONSÁVEIS PELAS "DISTORÇÕES" DE NOSSAS CRIANÇAS.
CatiahoAlc.
Pasargada, quinta feira, 11 de janeiro de 2018.



Nenhum comentário:

Postar um comentário